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Estrutura

por Marcelus Candido publicado 17/05/2024 13h15, última modificação 18/11/2024 15h27
Estrutura da Câmara Municipal de Comendador Levy Gasparian - RJ

Estrutura da CMCLGCâmara de Vereadores:

Toda Câmara Municipal é um órgão Legislativo, responsável pela elaboração de leis, visando o bem estar e a organização social de uma cidade.

Todos os setores da Câmara de Comendador Levy Gasparian-RJ, encontram-se em:
Avenida Vereador José Francisco Xavier, 1, Anexo, Centro, CEP 25870-000 - Comendador Levy Gasparian-RJ

Tel: (24) 2060-1007 - Horário: 12h as 18h de segunda-feira a sexta-feira, dias úteis.

Competências da Câmara de Vereadores:

A Câmara Municipal de Comendador Levy Gasparian-RJ é um órgão do Poder Legislativo em nível municipal. Ela é composta por 9 (nove) vereadores, eleitos diretamente pelo povo, para exercerem um mandato de quatro anos.
Embora não possa realizar obras e serviços públicos (função do Poder Executivo), nem possa determinar o cumprimento de uma lei ou punir os infratores (funções do Poder Judiciário), a Câmara tem um papel fundamental na vida de cada cidadão. Afinal, são as leis aprovadas na Câmara que determinam como será a administração pública e o funcionamento do município. Além disso, a Câmara tem uma função muito importante: fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Presidência:

Biênio 2023 – 2024;
José Fernando Cheffer – Presidente

O presidente da Câmara de Vereadores  é o representante da câmara legislativa, quando esta se enuncia coletivamente, e o regulador dos seus trabalhos e o fiscal da sua ordem. As suas funções são disciplinadas a nível local pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Desempenha funções de legislação, administração e representação.

Competências da Presidência:

Art. 6º- Compete ao Presidente da Câmara:
I- Representar a Câmara em Juízo ou fora dele;
II- Substituir o Prefeito nos casos previstos na Lei de Organização Municipal;
III- Zelar pelo prestígio da Câmara e pelos direitos, garantias, inviolabilidade e respeito devido a seus membros;
IV- Encaminhar às Comissões competentes, no prazo improrrogável de 3 (três) dias, as proposições apresentadas à Câmara;
V- Promulgar, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, as Resoluções da Câmara, bem como, as Leis promulgadas pelo Prefeito;
VI- Fazer publicar os atos da Mesa, bem como, as Resoluções, as Leis por ela promulgadas;
VII- Dar andamento aos recursos interpostos contra atos seus ou da Câmara;
VIII- Declarar extinto o mandato do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, nos casos previstos em Lei;
IX- Declarar a destituição do Vereador de seu cargo na Comissão no caso previsto, no Parágrafo 2º, do artigo 24, deste Regimento;
X- Representar sobre a inconstitucionalidade da Lei ou do ato municipal;
XI- Interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno;
XII- Convocar, redigir, abrir e encerrar as Sessões;
XIII- Determinar ao Secretário a Leitura da Ata e das comunicações recebidas;
XIV- Resolver soberanamente qualquer questão de Ordem;
\XV- Conceder ou negar a palavra aos Vereadores, nos termos deste Regimento, e não permitir divagações ou aparte, estranhos ao assunto em discussão;
XVI- Manter a ordem dos trabalhos no Plenário, adotando as providências cabíveis em relação aos Vereadores que infringirem o Regimento;
XVII- Manter a ordem no recinto da Câmara podendo solicitar a força necessária para esse fim;
XVIII- Declarar findas a hora destinada ao expediente ou a ordem do dia e os prazos facultados aos oradores;
XIX- Dirigir, superintender e disciplinar os serviços administrativos da Câmara;
XX- Assinar as Representações, os Editais, as Portarias ou Expediente da Câmara;
XXI- Nomear, promover, remover, suspender e demitir os servidores da Câmara, bem como, conceder-lhes férias, licença, abono de faltas, aposentadoria, disponibilidade e acréscimo de vencimentos determinados por Lei;
XXII- Promover responsabilidade administrativa, civil e criminal dos Servidores da Câmara e determinar a abertura de sindicâncias e inquéritos administrativos;
XXIII- Decretar a prisão administrativa do Servidor da Câmara omisso ou remissos na Prestação de Contas de dinheiros públicos sujeitos à sua guarda;
XXIV- Requisitar ao Executivo Municipal as Dotações Orçamentárias consignadas à Câmara;
XXV- Autorizar as Despesas da Câmara, nos limites de seu Orçamento, observadas as Formalidades Legais;
XXVI- Apresentar ao Plenário, até dia 20 (vinte) de cada mês, balancete relativo àsverbas recebidas e às Despesas o Relatório dos trabalhos da Câmara;
Parágrafo Único – A fórmula para a promulgação das Leis e Resoluções previstas no item V deste artigo, é a seguinte:
“O Presidente da Câmara Municipal: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e en promulgo a seguinte Lei (ou Resolução).”
Art. 7°- Compete ainda ao Presidente:
I-Se no recinto da Câmara for cometida qualquer infração penal:
a) Efetuar a prisão em fragrante apresentando o infrator a autoridade competente para a lavratura do ato;
b) Comunicar o fato à autoridade policial, se não houver flagrante.
II-Se as contas do Prefeito tiverem sido rejeitadas pelo Plenário, examinar a possibilidade de:
c) Apresentar denúncia para cassação do mandato;
d) Remeter o Processo ao Ministério Público para os devidos fins.
Art. 8º- Enquanto estiver com o uso da palavra, o Vereador no Exercício da Presidência não será interrompido ou aparteado, ressalvada a apresentação da questão de Ordem;
Art. 9º- Ao Presidente será facultado o direito de apresentar proposições a consideração do Plenário, mas, para discuti-las, deverá afastar-se da Presidência;
Art. 10°- Quando o Presidente se omitir ou exorbitar de suas funções, qualquer Vereador poderá protestar contra o fato recorrendo ao Plenário, cuja decisão soberana deverá ser cumprida pelo Presidente, sob pena de destituição;

Mesa Diretora:

A Mesa Diretora composta por um Presidente, dois Vice-Presidentes, 1º Secretário e um 2º Secretário, colégio diretivo responsável pela direção dos trabalhos Administrativo e Legislativos da casa.

Mesa Diretora Biênio 2023 – 2024

José Fernando Cheffer – Presidente
Maria Aparecida Ribeiro – Vice-Presidente
Rosiléa Gama – 2° Vice-Presidente
Nilton Nei de Oliveira – 1° Secretário
Thiago Inês de Paula – 2° Secretário

Competências da Mesa Diretora:

Art. 5º- Compete à Mesa:
I- Resolver todos os casos relacionados com a economia interna da Câmara, dando ciência ao Plenário;
II- Receber ou mandar protocolar, com numeração própria os Projetos de Lei, os Projetos de Resolução, as Indicações, as Moções e os Requerimentos apresentados por Vereadores, em Sessão ou fora dela, bem como os Projetos de Lei remetidos pelo Executivo;
III- Designar anualmente os membros das Comissões Permanentes;
IV- Prestar informações sobre fato relacionado com matéria legislativa em trâmite ou sujeito à fiscalização da Câmara;
V- Elaborar e encaminhar, até 18 de agosto de cada ano, a proposta orçamentária do município;
VI- Devolver à tesouraria da Prefeitura o saldo de caixa existente na Câmara ao final do exercício;
VII- Elaborar a prestação de contas da Câmara, anexa-la a do executivo e remetê-la ao Tribunal de Contas.

Vereadores:

AMILTON MENDES HENRIQUE: PARTIDO UNIÃO BRASIL;
JOSÉ FERNANDO CHEFFER: PARTIDO MDB;
LEONARDO FRANCISCO: PARTIDO PMB;
MARIA APARECIDA RIBEIRO: PARTIDO PL;
NILTON NEI DE OLIVEIRA: PARTIDO PL;
ROSILÉA GAMA: PARTIDO UNIÃO BRASIL;
SÉRGIO NEPOMUCENO DE SOUZA: PARTIDO MDB;
THIAGO INÊS DE PAULA: PARTIDO UNIÃO BRASIL;
TIAGO FREDERICO MAIA: PARTIDO PL;

Os vereadores são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.

Competências Vereadores:

As funções e atribuições do vereador são determinadas pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Câmara Municipal.
Dentre elas, destacam-se:

  • Função Legislativa – consiste em elaborar as leis que regem o município.
  • Função Fiscalizadora – consiste em acompanhar as ações do Executivo, fiscalizar o uso do dinheiro público, bem como o Prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e até mesmo os vereadores.
  • Função de Assessoramento – consiste em sugerir medidas de interesse público ao Executivo, mediante indicações.
  • Função Administrativa – consiste na administração e organização interna da Câmara Municipal, na regulamentação do seu funcionalismo e na direção dos demais serviços da casa.
  • Função Julgadora – consiste em julgar o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores quando cometerem infrações político-administrativas tipificadas em lei, bem como as contas do município.

Quem costuma julgar é o Poder Judiciário e quem administra, na maioria dos casos, é o Poder Executivo. Mas em algumas situações específicas, o vereador também pode ser juiz ou administrador.
A função de julgar é caracterizada pelo exercício nos casos em que seus pares (vereadores) cometerem atos que caracterizarem a quebra do decoro parlamentar; ou se os demais agentes políticos e públicos (prefeitos e secretários municipais) pratiquem atos que caracterizem infração político-administrativa.
O Poder Legislativo também deve julgar as contas do município prestadas pelo Poder Executivo e analisadas em parecer prévio pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.
A função de administrar, por sua vez, compreende a manutenção das atividades legislativas que dependam de recursos humanos e materiais, no próprio órgão legislativo municipal. É exercida principalmente pela Mesa Diretora e pelo presidente.

Comissões Parlamentares:

COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIÇA E REDAÇÃO

Composição

Presidente: Vereador Amilton Mendes Henrique

Vice-Presidente: Vereadora Rosiléa Gama

Membro: Vereadora Maria Aparecida Ribeiro

COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Composição

Presidente: Vereador Tiago Frederio Maia

Vice-Presidente: Vereadora Maria Aparecida Ribeiro

Membro: Vereador Amilton Mendes Henrique

COMISSÃO PERMANENTE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS, EDUCAÇÃO E SAÚDE

Composição

Presidente: Vereadora Maria Aparecida Ribeiro

Vice-Presidente: Vereador Tiago Frederico Maia

Membro: Vereadora Rosiléa Gama

COMISSÃO PERMANENTE ECONOMIA E DEFESA DO CONSUMIDOR

Composição

Presidente: Vereador Thiago Inês de Paula

Vice-Presidente: Vereadora Rosiléa Gama

Membro: Vereador Tiago Frederico Maia

Composta pela Comissões Permanentes quais sejam: Comissão Permanente de Justiça e de Redação; Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Educação e Saúde, e, Comissão Permanente de Economia e Defesa do Consumidor Saúde, que emitem pareceres sobre projetos com temas de sua pertinência.

Competências das Comissões Parlamentares:

Art. 19º- Compete à Comissão de Justiça e Redação manifestar-se sobre o aspecto jurídico e a redação de todas as matérias submetidas à apreciação da Câmara, ressalvadas aquelas a que este regime der explicitamente outra tramitação;
Parágrafo Único – Compete também à Comissão de Justiça e Redação manifestar-se sobre o mérito das proposições relativas à:
I- Organização interna da Câmara;
II- Regime Jurídico dos Funcionários Públicos Municipais.
Art. 20°- Compete à Comissão de Finanças e Orçamento emitir Parecer sobre todos os assuntos de caráter financeiro e especialmente sobre:
I- A proposta Orçamentária;
II- A prestação de contas do Prefeito e da Mesa da Câmara;
III- As proposições que fixem os vencimentos do funcionalismo, bem como a
remuneração do Prefeito, Vice-Prefeito Vereadores;
IV- As proposições referentes à matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos e as que direta ou indiretamente alterem a despesa ou a receita do Município, acarretem responsabilidade ao erário municipal ou interessem ao crédito Público;
§ 1º- Compete ainda à Comissão de Finanças elaborar a redação final do Projeto de Lei Orçamentária;
§ 2º Para emitir parecer sobre a prestação de contas, a Comissão de Finanças e Orçamento poderá vistoriar obras e serviços, examinar processos, documentos e papéis nas repartições municipais, bem como solicitar do Prefeito esclarecimentos complementares;
Art. 21º- Compete à Comissão de Obras e Serviços Públicos emitir parecer sobre todos os Projetos de Lei atinentes à realização de obras e execução de serviços prestados pelo Município, Autarquias, Entidades para Estatais e Concessionárias de Serviços Públicos de âmbito municipal, bem como os Projetos que disponham sobre atividades agrícolas, comerciais e industriais;
Art. 22″- Compete à Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, emitir parecer sobre os Projetos de Lei referentes à Educação, Ensino e Artes, Patrimônio Histórico, Esportes, Higiene e Saúde Pública e Obras Assistenciais;

Secretaria da Casa Legislativa

Secretária Parlamentar:

Responsável: Alexandre da Costa Simões

Auxiliam os trabalhos legislativos de direção da Câmara apoiando a execução de procedimentos de registros de atas, votações, frequência de Vereadores às sessões, assim como encerrar o referido livro ao final da sessão.

Competência da Secretaria da Casa Legislativa

À Secretaria de Apoio Legislativo (SGP) compete acompanhar e controlar o processo legislativo, orientando, mantendo a comunicação e garantindo a sinergia com suas equipes e funcionários, aperfeiçoando os procedimentos sobre protocolo de matérias, construção das pautas das Sessões Plenárias e execução das referidas Sessões, e finalização do Processo Legislativo, culminando com a criação de Leis, Decretos Legislativos, Resoluções e Emendas à Lei Orgânica; também compete responder sobre o processo legislativo, fazer relatórios quantitativos e filtragem em projetos, acompanhar prazos regimentais, planejar a agenda de trabalho das equipes, atuar diretamente com os Vereadores e assessores prestando suporte Regimental na atuação legislativa, além de atender o público em geral esclarecendo dúvidas, prestar suporte à Mesa Diretora. Em síntese possuí as seguintes atribuições:

  • controlar, fiscalizar e coordenar, sob a orientação da Mesa Diretora, o processo legislativo da Câmara Municipal, a tramitação das proposições e os prazos regimentais;
  • proceder ao exame, sob o aspecto técnico-legislativo, das proposições e elaborar instruções técnicas, sob o aspecto formal, dos processos legislativos;
  • prestar assessoramento de natureza técnico-legislativa à Mesa Diretora na condução dos trabalhos legislativos e, em especial, ao Presidente na direção das reuniões de Plenário;
  • controlar e promover a preparação das reuniões ordinárias, extraordinárias, solenes, secretas, itinerantes, de instalação da Legislatura, de eleição e das audiências públicas;
  • elaborar, sob orientação da Mesa Diretora, a pauta da Ordem do Dia, o Expediente e a agenda mensal de atividades plenárias;
  • emitir certidões e autenticar documentos e respectivas cópias, que tiverem de ser expedidos;
  • organizar e controlar a publicação dos atos oficiais e a conferência das publicações do Boletim Oficial do Município e demais órgãos oficiais;
  • organizar e promover o apoio técnico e acompanhamento das comissões legislativas permanentes, temporárias, especiais e de inquérito;
  • supervisionar a guarda e catalogação dos arquivos legislativos da Câmara Municipal, bem como o processo de digitalização documental;
  • supervisionar as atividades de elaboração de atas das sessões plenárias, de correspondências oficiais da Câmara Municipal e de requerimentos;
  • observar e fazer cumprir as disposições da Lei Orgânica e do regimento interno da Câmara;
  • instituir as comissões de licitação, permanente e especiais, nos termos da legislação vigente;
  • coordenar os registros patrimoniais;
  • executar outras tarefas correlatas e inerentes às responsabilidades Gerência Legislativa. indicações e moções;

Servidores:

Comissionados e efetivos auxiliam nas atribuiçoes da casa legislativa como: atendimento ao público, atos administrativos, arquivamento, contabilidade, tesouraria, secretaria,funções parlamentares e demais atos inerentes conforme estatuto do servidor municipal.

Competências

Compete ao servidor da casa legislativa desenvolver funções a ele atribuída com base na resolução e em dados, foco nos resultados para os cidadãos, mentalidade digital, comunicação, trabalho em equipe, organização por valores éticos e visão sistêmica.

Controle Interno:

Controlador Interno: Marcelus Figueiredo Cândido

O Controle Interno compreende um plano de organização, métodos e medidas com a finalidade de assegurar o fiel cumprimento da legislação e de salvaguardar os bens e recursos públicos promovendo a eficiência operacional, garantindo que os recursos sejam empregados eficientemente nas operações cotidianas da Administração Pública. Responsável como órgão superior nas diretoria de: transparência, ouvidoria, sic, e-sic e controle social.

Competências Controle Interno:

Dentre os muitos objetivos do Controle Interno destacam-se:

  • propor adoção de medidas preventivas e corretivas para assegurar a eficiência das ações administrativas;
  • assegurar a eficácia na administração e aplicação dos recursos públicos;
  • coordenar e fiscalizar a ouvidoria e o controle social do poder legislativo municipal;
  • elaborar instrumentos de fiscalização e avaliação da gestão orçamentária, financeira e patrimonial;
  • orientar e assessorar os diversos setores da Câmara municipal.

O sistema de Controle Interno compreende as políticas e procedimentos estabelecidos pela administração pública de um órgão ou entidade para ajudar a alcançar os objetivos e metas propostos e assegurar o desenvolvimento ordenado e eficiente, prevenindo erros e fraudes.
Em cumprimento ao que determina a Constituição Federal, a Lei Complementar nº 101/2000, a Lei Federal 4320/1964.

Ouvidoria:

Responsável: Marcos de Mattos.

É um canal de comunicação direto e aberto entre a sociedade e o Poder Legislativo para recebimento de solicitações, informações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos.

Competências da Ouvidoria:

  • receber, analisar, encaminhar, acompanhar denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados arbitrários, desonestos, indecorosos, ilegais, irregulares ou que violem os direitos individuais ou coletivos, praticados por servidores do Poder Legislativo;
  • organizar os canais de acesso do cidadão à Câmara Municipal, simplificando procedimentos;
  • orientar os cidadãos sobre os meios de formalização de manifestações dirigidas à Ouvidoria;
  • receber sugestões de aprimoramento, críticas, elogios e pedidos de informação sobre as atividades do Poder;
  • diligenciar junto às unidades administrativas competentes, para que prestem informações e esclarecimentos a respeito das comunicações mencionadas no inciso anterior;
  • manter o cidadão informado a respeito das averiguações e providências adotadas pelas unidades administrativas, excepcionados os casos em que necessário for o sigilo, garantindo o retorno dessas providências a partir de sua intervenção e dos resultados alcançados;
    • elaborar relatório mensal e anual das atividades da Ouvidoria, encaminhando-os à Controladoria Interna para conhecimento, utilização continuada e ciência dos resultados alcançados, bem como disponibilizando-os no portal transparência para conhecimento dos cidadãos;
    • promover a realização de pesquisas, seminários e cursos sobre assuntos relativos ao exercício dos direitos e deveres do cidadão perante a administração pública;
    • organizar e manter atualizado arquivo da documentação relativa às denúncias, reclamações e sugestões recebidas;
    • a Ouvidoria manterá sigilo sobre denúncias e reclamações que receber, bem como sobre sua fonte, assegurando a proteção dos denunciantes, quando requerer o caso ou assim for solicitado.
    • a Ouvidoria manterá serviço telefônico gratuito, destinado a receber as denúncias e reclamações, garantindo o sigilo da fonte de informação.

Secretaria de Administração:

Responsável: Gabriela da Rocha Passos
Compete ao Secretário Geral da Câmara coordenar as atividades de natureza legislativa da Câmara, com as seguintes atribuições de referência:

Competências da Secretaria de Administração:

  • Atendimento à Diretoria Geral (Mesa Diretora)
  • elaboração de ofícios, memorandos, requerimentos, circulares;
  • atendimento ao público em assuntos referentes à Diretoria Geral;
  • atendimento nas atividades dos assessores parlamentares quando solicitado;
  • manter sigilo sobre documentos, correspondências e atos oficiais;
  • coordenar ou supervisionar atividades administrativas, semi especializadas e de serviços auxiliares;
  • registrar assuntos de cunho normativo, utilizados para consultas, interpretando normas administrativas;
  • participar de levantamentos de rotina;
  • prestar informações sobre processos, com base em registros existentes na Câmara;

Contabilidade:

Contador: Francisco Carlos Moreira de Oliveira

Competências da Contabilidade:

  • Cuidar das atividades relativas à administração financeira e contábil da Câmara Municipal, cabendo-lhe, especialmente, cadastrar, lançar os valores atinentes à contabilidade da Câmara Municipal;
  • Promover o registro e os controles contábeis da administração financeira, patrimonial e orçamentária;
  • Elaborar em conjunto com os demais setores da Câmara a proposta orçamentária e controlar a execução do orçamento, inclusive assessorar o Presidente em assuntos contábeis;
  • Escriturar sintética e analiticamente a contabilização orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara Municipal, de acordo com a legislação em vigor;
  • Remeter para a Controladoria Interna, todas as informações disponíveis que possam ser processadas, arquivadas e ou divulgadas e lançadas nos controles;
  • Classificar os documentos e preparar os elementos necessários aos registros e controle contábeis em fichas apropriadas;
  • Organizar, na época própria, o balanço geral da Câmara Municipal, com os respectivos quadros demonstrativos e elementos elucidativos correspondentes;
  • Colaborar e participar nas tomadas de contas dos agentes responsáveis pelo dinheiro público municipal, quando for o caso;
  • Elaborar mensalmente o balancete da receita e da despesa da Câmara Municipal;
  • Elaborar a proposta orçamentária anual e o orçamento plurianual de investimentos da Câmara, conjuntamente com a Controladoria Interna e em consonância com os demais Departamentos e Setores;
  • Controlar a execução do orçamento em todas as suas fases;
  • Comunicar aos Chefes de Departamentos e Chefes de Setores, com a devida antecedência, a insuficiência de dotação orçamentária, para eventual suplementação;
  • Processar o empenho das despesas, bem como a conferência de todos os elementos dos processos respectivos;
  • Promover a liquidação das despesas, com base nas informações repassadas pelos responsáveis pelo recebimento de mercadorias e serviços, bem como a conferência de todos os elementos nos processos respectivos;
  • Registrar os adiantamentos concedidos por conta de dotações orçamentárias e controlar os vencimentos dos prazos para as apresentações das respectivas prestações de contas;
  • Realizar o controle dos créditos adicionais e de transferências de verbas, e instruir processos sobre pagamentos;
  • Efetuar a contabilização dos bens móveis da Câmara Municipal, observando as alterações havidas no patrimônio, à vista das informações repassadas pelo Departamento de Compras e Patrimônio;
  • Manter atualizado o controle das contas bancárias e proceder, mensalmente, à sua conferência, à vista dos extratos;
  • Contabilizar os estoques de material, de acordo com as informações repassadas pelo Departamento de Compras e Patrimônio, fazendo a tomada anual das contas dos responsáveis.

Tesouraria:

Tesoureiro: Lúcio Manoel da Silva
Compete ao Tesoureiro coordenar as ações financeiras da Câmara Municipal, com as seguintes atribuições de referência:
  • coordenar a administração financeira e de serviços operacionais, de acordo com a política administrativa adotada;
  • propor planos e programas relativos às matérias de sua competência;
  • dar execução às decisões de caráter financeiro;
  • coordenar as atividades contábeis;
  • instruir os processos de recebimento e pagamento e manter atualizados os respectivos registros;
  • proceder quanto ao registro de empenho, liquidação e Pagamento quanto a atividade financeira do órgão;
  • assegurar o fornecimento de dados contábeis e financeiros para a elaboração de estatísticas necessárias;
  • elaborar todas as demonstrações contábeis bem como a prestação de contas anual;
  • executar outras tarefas correlatas e inerentes às responsabilidades da Gerência Administrativa e Financeira.
Acessar

Acesso a Informação

GED

 

Processo Eletrônico

A Partir de 12 de abril de 2018

Diário Oficial da Câmara de Comendador Levy Gasparian

Até 11 de abril de 2018

Diário Oficial da Câmara de Comendador Levy Gasparian

Acesso ao site do Levy Prev

WebMail dos Servidores da Câmara de Comendador Levy Gasparian

Portal do Servidor da Câmara Municipal de Comendador Levy Gasparian

SCPI

SIP FIORELLI